ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

21/11/08

Miguel Real em Faro

Hoje, 21 de Novembro, às 21h30, na Biblioteca António Ramos Rosa

O Pátio de Letras estará presente com as obras de Miguel Real, editadas pela Quidnovi.

A Biblioteca Municipal de Faro recebe hoje, dia 21 de Novembro, o escritor Miguel Real, para a apresentação do seu novo livro “O Sal da Terra”. A sessão conta também com a presença do escritor Fernando Esteves Pinto, numa colaboração com a Sulscrito.

“O Sal da Terra” é um romance que fala sobre a vida do imortal escritor, eclesiástico e diplomata Padre António Vieira, no ano em que se comemoram os 400 anos do seu nascimento.

MIGUEL REAL, pseudónimo de Luís Martins, nasceu em Lisboa em 1953.
É licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta com uma tese sobre "Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa", estando neste momento a preparar um doutoramento sobre a mesma temática.
Professor de Filosofia no ensino secundário e especialista em Cultura Portuguesa, possui uma vasta obra dividida entre o ensaio, a ficção e o drama (neste último género sempre em colaboração com Filomena Oliveira).

Em 2001, foi bolseiro do programa "Criar Lusofonia" do Centro Nacional de Cultura tendo, ao abrigo dessa bolsa, percorrido o itinerário do Padre António Vieira pelo Brasil. Dessa viagem trouxe um diário, publicado em 2004, e material para um romance - "O Sal da Terra" acabado de publicar, no âmbito da comemoração dos 400 anos do nascimento do jesuíta luso-brasileiro, em 2008.

O autor recebeu o Prémio Revelação de Ficção da APE/IPLB em 1979 (“O Outro e o Mesmo”), o Prémio Revelação de Ensaio Literário da APE/IPLB em 1995 (“Portugal – Ser e Representação”), o Prémio LER/Círculo de Leitores em 2000 (“A Visão de Túndalo por Eça de Queirós”) e o Prémio Literário Fernando Namora em 2006 (“A Voz da Terra”).

Obras de Miguel Real na Quidnovi:
romance histórico: A Voz da Terra – O Ultimo Negreiro - O Ultimo Minuto na Vida de S. - O Sal da Terra (novidade editorial)
ensaio: O Marquês de Pombal e a Cultura Portuguesa – Agostinho da Silva e a Cultura Portuguesa - O Ultimo Eça – Padre António Vieira e a Cultura Portuguesa (novidade editorial)

1 comentário:

susecris disse...

Acabou de receber o prémio Dardos.

Agora é só cumprir as regras. Quem recebe o “Prémio Dardos” e o aceita deve:

1. - Exibir a distinta imagem;

2. - Linkar o blog pelo qual recebeu o prémio;

3. - Escolher quinze (15) outros blogs a que entregar o Prémio Dardos.