ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

07/12/08

"Uma visita diferente, um espaço para toda a gente"

"Uma visita diferente, um espaço para toda a gente
No âmbito da disciplina de Português, alguns alunos do 11º ano da Escola Secundária João de Deus visitaram um novo espaço na sua cidade, Faro. (...)
“Pátio de Letras/ Espaço de Memórias” é um novo cantinho na nossa cidade. Feito a partir da recuperação de antigas habitações tradicionais situadas no centro da cidade, este espaço conjuga momentos de cultura com um pouco de lazer e descanso.

Uma livraria (de autores e livros conhecidos e por conhecer); um pátio agradável (com um bar engraçado e tradicional, cujos bolinhos, tostas e tudo o que de mais houvesse para comer, satisfizeram os gostos, a fome e a gula da maioria da juventude), e uma galeria diferente (uma espécie de “mini museu”, com documentários, artigos e peças bem originais). São três espaços, três sítios - ou mesmo três refúgios - que se interligam pela cultura e, acima de tudo, cativam os seus utilizadores para que nela encontrem prazer."
Joana Mestre (11º E)


"Somos aquilo que construímos, tudo nos transforma, tudo nos modifica, um livro, uma palavra, uma música, um quadro, uma paixão, talvez seja a vida que todos os dias nos transforma.
Com a visita ao “Pátio de Letras/Espaço de Memórias”, em Faro, verifiquei que são iniciativas como esta que provocam um “bichinho” dentro de nós para descobrir a literatura, a música, a pintura, a escultura e até mesmo o convívio.

O livro pode não ter cor, nem cheiro, nem sabor, mas nós, os leitores, conseguimos fazer dele muito mais que isso, conseguimos detectar a cor, o cheiro e o sabor das palavras, porque isso sim é saber ler. "
Carolina Costa Nunes (11ºG)


"Hoje em dia, quando não somos estimulados de alguma forma, a nossa mente já não é auto-suficiente para nos relembrar que além das nossas obrigações devem existir tempos de reflexão e de descanso.
O Pátio de Letras era um lugar de que Faro tinha falta, até porque hoje em dia existem poucos locais que incentivam à leitura, e se o Pátio de Letras não é o único, é um de muito poucos que o fazem. É um espaço aberto, e para todas as idades, que dispõe de um horário bastante favorável para quem trabalha, ou até para quem estuda, porque está aberto até tarde, possibilitando assim a visita ao espaço por parte de quem tem horários a cumprir, o que é admirável…"

Ana Zacarias (11º G)


"Sem nada para fazer num Sábado à tarde? Pois bem, o Pátio de Letras pode ser certamente o local ideal para uma tarde bem agradável.
Este recente e talvez inovador projecto está de parabéns. Aberto para todas as idades, o Pátio é um espaço “multiusos”. Pode-se ler, aprender, conversar, descansar, assistir a exposições, apresentações e até beber um café.

É quase dever cívico, ir visitando este lugar, ir levando uns livros para se ler em casa e voltar sempre."

Afonso Sousa (11º E)

Excertos de trabalhos apresentados no âmbito da disciplina de português, por alunos do 11º ano da Escola Secundária João de Deus, que visitaram o "Espaço de Memória-Pátio de Letras" no mês de Novembro, numa iniciativa da professora Dina Espada.

A todos um bem hajam.



(clicar nas fotografias para aumentar)

Sem comentários: