ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

11/03/09

"Os animais da Cabeça", de Rui Dias Simão

In Barlavento on line, 11 Março

A apresentação pública do livro «Os animais da cabeça», do poeta algarvio Rui Dias Simão, decorreu em Faro, no Pátio das Letras, na passada sexta-feira.

A apresentação do livro, composto por 21 poemas para 21 desenhos, coube a Fernando Esteves Pinto, representante da 4 Águas Editora / Edições Cativa, que chancelou a obra.

A análise da poesia de Rui Dias Simão esteve a cargo de um outro poeta, José Carlos Barros, que prefaciou a obra.

Perante uma sala repleta, José Carlos Barros referiu que conhece mal o homem, por detrás do poeta, mas que não pôde ficar indiferente aos seus escritos.

No prefácio da obra, diz José Carlos Barros: «Eis, pois, uma poesia rara, cheia de força, que reverte das margens e da inquietação, da procura do entendimento, da ironia, do humor, da desmontagem das máquinas quotidianas que nos dão por adquiridas; poesia, finalmente, que reverte do sobressalto. Porque «Os Animais da Cabeça» são os que não descansam, os que não dormem ou dormem com os olhos abertos e as íris incendiadas, que se retiram dos lugares do silêncio, que se recusam a clarear as penumbras - e «mesmo à noite não amansam».

O actor Vítor Correia, não deixando de aludir à grande amizade que o liga ao autor e à admiração profunda pelo seu trabalho, leu uma mão cheia de poemas, colorindo ainda mais a noite poética.

Rui Dias Simão é natural do Algarve e reside na Conceição de Tavira. Realizou os estudos secundários em Tavira e frequentou o Curso de Línguas e Literaturas Modernas na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.

Apaixonado pela pintura, pela leitura, pela escrita e pela natureza, entrega-se de corpo e alma às suas paixões: lê, escreve e pinta, não dispensando um passeio pela Ria Formosa, no seu pequeno barco, hipantropias – que daria o nome ao seu primeiro livro, editado em 2007.

Na ocasião, Rui Dias Simão prometeu continuar a trabalhar para fazer mais e ainda melhor.»

***
Preço; 7 €

Sem comentários: