ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

20/07/09

ler e respirar 8

Fala do leitor contente
O menino que trazia o cão pela trela, ou melhor, o menino que o cão quase arrastava, parou à minha frente e perguntou-me: porque é que te estás a rir? Porque estou a ler um livro muito engraçado, respondi-lhe. É uma história? Sim, mais ou menos. Contas-ma? A três mesas de distância um pai embevecido ouvia esta conversa sem mover um pé que fosse para me salvar deste apuro. Ele come bem?, perguntei-lhe, numa súbita iluminação. Assim, assim, condescendeu o pater famílias com um sorriso amarelo. É um castigo para comer legumes..., lamentou-se. Ai tu não comes legumes? Não gosto, respondeu, displicente, o do cão. E de salada? Também não.
Ai então não te posso contar esta história porque só quem come imensa salada é que a pode ouvir.
Não sei se o convenci ou se foi o cão que, apiedado de mim, resolveu puxar o seu dono. E foram para o jardim medir forças.
E eu continuei a rir-me e a ler a “Fala da criada do Noailles que no fim de contas vamos descobrir chamar-se também Séverine numa noite do inverno de 1975 em Hyères” (porra que um título deste tamanho deixa um cristão a ofegar!).
Leitoras e leitores, não passem por este livro com indiferença. O Jorge Silva Melo, que não vejo há uns bons trinta e tal anos escreve bem, escreve inteligentemente, escreve escorreitamente, tem humor e é culto. Também é mais uma série de coisas mas agora o que me interessa é chamar a atenção para esta “pequena paródia” (JSM dixit) que é uma coisa que nos põe de bem com a literatura, com o mundo e até com ... não com a senhora da educação também seria demais. Mas pelo menos durante o breve tempo de leitura a gente até pensa que vive num país culto e eficiente. Querem mais?
A edição é dessa excelente passeriforme da família dos alaudídeos, o mesmo é dizer da Cotovia, uma editora de truz que ainda por cima tem a sede na loja que foi da antiga livraria opinião em Lisboa. Bons tempos e boas leituras... e tantos amigos.

*este texto não é original pois foi publicado no blog incursoes. todavia o autor queria muito falar deste livrinho e achou que os leitores algarvios - gente culta e marítima - não se iam importar com a importação de um texto de outro blog para este pátio.

** na gravura: uma das Noailles. Gente fina, e culta, é outra coisa.

Sem comentários: