ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

29/06/10

Bento de Jesus Caraça – Inéditos de Economia Matemática

Bento de Jesus Caraça foi um dos maiores nomes da cultura científica portuguesa no século XX. Conhecido como matemático, divulgador, professor e até activista político, esteve, no entanto, durante toda a sua vida profissional numa Escola Superior de Economia e Gestão, antecessora do Instituto que hoje é conhecido pelo mesmo nome (ISEG). No livro Bento de Jesus Caraça – Inéditos de Economia Matemática , o economista Carlos Bastien reune textos de Bento de Jesus Caraça completamente inéditos que permitem desvendar esta sua faceta menos conhecida.

No livro Bento de Jesus Caraça – Inéditos de Economia Matemática (...) é possível perceber claramente a convergência de interesses sociais e científicos de Bento de Jesus Caraça, uma personalidade que aliava excepcionais qualidades docentes, ao conhecimento profundo da matemática, a uma ímpar capacidade de divulgar ciência e a defesa acérrima da liberdade e do espírito crítico científico.

Na compilação de textos que agora se publica, realizada com base nos manuscritos de Bento de Jesus Caraça que foram descobertos no arquivo do ISEG e na Fundação Mário Soares, temos acesso a textos completamente inéditos – nomeadamente à sua tese de licenciatura, um trabalho de economia neoclássica de 1923. Como refere o organizador do livro, Carlos Bastien, “encontrei uma série de documentos na sua maior parte nunca referidos nos estudos já publicados. Encontrei em boa medida o Caraça que procurava, uma dimensão sem dúvida importante para a reconstituição do seu perfil enquanto homem de cultura e enquanto cidadão.”

Info via Ed. Gradiva

PVP: 14,50 €

Sem comentários: