ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

29/06/10

Michael Freeman, "O Olhar do Fotógrafo" - já no Pátio de Letras


Composição, enquadramento e design
para obter as melhores fotografias digitais

PVP 23,10€



Michael Freeman

Durante uma viagem pela Amazónia, com uma máquina
fotográfica usada a tiracolo, Michael Freeman descobriu, como que por acaso, a vocação da sua vida. Ao regressar a casa, deixou a agência de publicidade onde trabalhara até então e decidiu dedicar-se à arte da fotografia. Nascia assim um dos mais conceituados fotógrafos da actualidade, colaborador assíduo de revistas de grande prestígio, caso da Smithsonian e da National Geographic.

Para além de se assumir como um apaixonado por viagens, Freeman é ainda especialista em arquitectura e em arte asiática, tendo já escrito – pasme-se! - mais de quarenta livros sobre fotografia, um dos quais premiado pelo Ministério da Cultura francês. Razões de sobra para não perder de vista o seu percurso profissional e artístico (disponível em http://www.michaelfreemanphoto.com/).

O OLHAR DO FOTÓGRAFO

Quer queiramos quer não, fotografar já não é o que era. De facto, a fotografia digital revolucionou por completo todo o processo de composição e de tratamento da imagem, que pode agora ser recriada, corrigida ou até simplesmente ignorada assim que acabamos de premir o obturador. Ciente das potencialidades infinitas actualmente ao alcance de profissionais e de amadores, Michael Freeman, fotógrafo e escritor de renome internacional, ensina-o, no presente livro, a trabalhar com as novas ferramentas de edição de imagem, revelando-lhe também todos os seus segredos.

Para o autor, porém, a fotografia, para além de poder ser um mero documento, é sobretudo uma expressão da criatividade humana e o bom fotógrafo necessariamente um artista. Nesse sentido, Freeman convida-o a redescobrir um sem-número de técnicas tradicionais relativas à composição, enquadramento, equilíbrio e ritmo das imagens, bem como à sua profundidade, textura, contraste e perspectiva. Em suma, através de uma profusão de ilustrações deslumbrantes e da sua prosa rigorosa e acessível, Michael Freeman propõe-se empreender uma autêntica educação do olhar, lançando-lhe ao mesmo tempo um desafio fascinante: o de deixar a sua marca criativa em cada fotografia revelada.

informação via editora Dinalivro

Sem comentários: