ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

02/03/11

A ACTUALIDADE DO PENSAMENTO DE L. TOLSTOI (1828-1910)

Na palestra que teve lugar a 26/2/2011 no Espaco de Memória-Pátio de Letras, em evocação do centenário da morte do escritor L. TOLSTOI, foi distribuído aos presentes um folio com uma selecção de pensamentos do grande autor russo, elaborado por conferencista, Pedro Teixeira da Mota.
Chamou-lhe  PENSAMENTOS-SEMENTES DE TOLSTOI (1828-1910)

Para aceder aos textos, clicar aqui

Pedro Teixeira da Mota, licenciado em direito pela Universidade Clássica de Lisboa, dedicou a sua vida ao conhecimento e aprofundamento do pensamento filosófico e da espiritualidade. Viveu vários anos na ìndia, onde tomou contacto com as vias de realização indianas em particular do Yoga Vedanta e da meditação.

Tem diversa obra publicada e participa frequentemente em palestras e conferências.

Traduziu pela primeira vez do sânscrito para português, o clássico da literatura espiritual, Astavakra Gita - O Cântico da Consciência Suprema, livro que enriqueceu com uma introdução, notas, comentários, posfácio e um glossário dos vocábulos e conceitos sânscritos mais importantes utilizados - 1ª edição 2007 (disponível no Pátio de Letras).

Anotou e contextualizou o livro de ERASMO, MODO DE ORAR A DEUS, editado em 2008 e que, aliás, apresentou no Pátio de Letras (onde está disponível) numa sessão em que a profundidade do seu conhecimento filosófico, histórico, humanista ficou bem patente.

Outras obras:
Livro dos descobrimentos do Oriente e do Ocidente: No V centenário da chegada a India
Fernando Pessoa - Moral, Regras de Vida e Condições de Iniciação
A Grande Alma Portuguesa. Fernando Pessoa

Participou também no livro de referência - Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português (2008)

Actualmente dedica-se ao estudo do xintoísmo e da cultura tradicional japonesa, bem como do pensamento espiritual e filosófico de Tolstoi, em especial no que respeita á sua vertente de apelo à NÃO VIOLÊNCIA.

Sem comentários: