ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

29/08/11

6ª f 23 de Set, 18h30 - Conversas de Fim de Tarde com DANIEL SAMPAIO



















“Da Família”, “Da Escola”, “Da família e da Escola” e “Compromisso” s​ão os 4 capítulos do novo livro de Daniel Sampaio - "Da Família, Da Escola, e umas quantas coisas mais" - que serão o ponto de partida para estas “Conversas de Fim de Tarde” no Pátio de Letras.

Daniel Sampaio

Psiquiatra conceituado e terapeuta familiar, Daniel Sampaio nasceu em 1946, em Lisboa. Fez os seus primeiros anos de escolaridade na Escola Sport União Sintrense e viveu em Sintra até aos seus 15 anos, altura em que se mudou para Lisboa, onde continuou os seus estudos no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, do qual saiu no ano lectivo de 1963-64.

Iniciou o curso de Medicina em 1964 na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde se formou em 1970, tendo concluído a especialidade em Psiquiatria em 1976. Obteve o doutoramento em Medicina, na especialidade de Psiquiatria, em 1986. É professor associado com agregação desde 1997 na Faculdade de Medicina de Lisboa e assistente hospitalar graduado do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria em Lisboa, onde coordena o Núcleo de Estudos do Suicídio. Coordena, igualmente, neste hospital, o atendimento de jovens com anorexia nervosa e bulimia nervosa. Foi um dos introdutores da Terapia Familiar em Portugal, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, que fundou em 1979.

Tem-se dedicado ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias através de trabalhos de investigação na área da psiquiatria e da adolescência e tem tido um papel fundamental na divulgação e debate destas temáticas, em intervenções em jornais, revistas, rádio e televisão.
Publicou cerca de uma vintena de livros, sobretudo sobre a adolescência e os seus problemas. São, no fundo, algumas reflexões de Daniel Sampaio sobre o ensino, a família, a droga, o suicídio juvenil... baseadas nas suas investigações e na sua experiência profissional, quer na clínica privada quer enquanto psiquiatra no Hospital de Santa Maria.

Sem comentários: