ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

29/10/12

15 Nov, 18h30, em directo da F. C. Gulbenkian: EDUCAÇÃO CONTRA O RACISMO, ap. da Fundação Li­lian Thuram

15 de Novembro, às 18h30: em directo, no Pátio de Letras / Barti Bar, via streaming da Fundação Calouste Gulbenkian: conferência que terá lugar em Lisboa, no auditório 2 FCG,  no quadro do Pro­grama Gul­ben­kian Pró­ximo Fu­turo, onde Li­lian Thuram irá apre­sentar a Fun­dação Li­lian Thuram , bem como a sua Co­missão Ci­en­tí­fica e as suas prin­ci­pais ati­vi­dades desde 2008 (ano da sua cri­ação), par­ti­ci­pando de­pois no de­bate com o pú­blico sobre as vá­rias formas de ra­cismo.

org. Pátio de Letras & Barti Café, com Dra. Anabela Afonso - Teatro Municipal de Faro

Não nas­cemos ra­cistas, tor­namo-nos ra­cistas. Esta ver­dade cons­titui a pedra an­gular da Fon­da­tion Li­lian Thuram – Édu­ca­tion contre le ra­cisme.
Dado que o ra­cismo é uma cons­trução in­te­lec­tual e, so­bre­tudo, po­lí­tica, temos de ter cons­ci­ência que a His­tória nos con­di­ci­onou, de ge­ração em ge­ração, a con­si­de­rarmo-nos sempre como ne­gros, brancos, ma­gre­binos ou asiá­ticos…
É im­por­tante que per­ce­bamos como é que os pre­con­ceitos foram cri­ados para que os pos­samos des­truir. As nossas so­ci­e­dades devem com­pre­ender, porém, a sim­ples ideia de que a cor da pele ou o sexo de uma pessoa não de­finem a sua in­te­li­gência, a sua língua, a re­li­gião pra­ti­cada, as ca­pa­ci­dades fí­sicas, nem o que gosta ou de­testa. Todos nós con­se­guimos aprender o que quer que seja, tanto o pior como o me­lhor.

Programa Próximo Futuro
Informação em: http://www.proximofuturo.gulbenkian.pt
Jornal em pdf.:


Sem comentários: