ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

22/04/14

Sáb., 26 Abril, 16h30: “O Algarve na Revolução”





















Assinalando o 40º aniversário do 25 de Abril, a livraria Leya no Pátio de Letras recebe a apresentação da palestra “O Algarve na Revolução!”, pela historiadora Maria João Raminhos Duarte, no próximo sábado, 26 de Abril, às 16h30.

Tomando como objecto de análise a Revolução de 25 de Abril no Algarve e as movimentações militares na região, a palestra incide sobre uma série de questões: Como se integrou o Algarve nos preparativos revolucionários? Qual a importância do seu contributo? Que personalidades tomaram parte na revolta militar? Qual a atitude das forças da manutenção da ordem pública no Algarve? E quais as expectativas que se colocavam na revolução, para resolver os problemas do Algarve na época?

Na opinião de Maria João Raminhos Duarte, a História da implantação do regime democrático ainda está por fazer, pois o país distante da capital ainda não foi abrangido pela historiografia contemporânea.

“Importa, pois, conhecer o 25 de Abril nos seus mais variados aspectos, nomeadamente a nível regional e local, para tentarmos compreender qual é a importância, nos nossos dias, da sua memória e que inspiração nos dá o seu legado para a construção de projectos futuros.
Aprofundar o conhecimento sobre o 25 de Abril vai para além da História. É, de certa forma, promover um desígnio nacional que faz cumprir a Democracia.
É essa a intenção maior desta apresentação.”

Biografia da palestrante

Maria João Raminhos Duarte nasceu em Moçambique em 1959. É doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem publicado “Portimão, industriais conserveiros na 1a metade do séc. XX”, “João Rosa Beatriz. Esboço de uma biografia política”, “José Rodrigues Vitoriano: o ‘operário construído’”; “Presos políticos algarvios em Angra do Heroísmo e no Tarrafal”, e a sua tese de doutoramento “Silves e o Algarve, uma História da Oposição à Ditadura”. É docente da Escola E.B. 2,3 Eng. Nuno Mergulhão, coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, e professora auxiliar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão.

Sem comentários: