ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

21/06/14

Sáb. 28/6, 16h: "A Sombra do Limoeiro", de Francisca Rosa, ap. Mostafa Zekri

Apresentação pelo Doutor Mostafa Zekri, Professor do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Universidade Lusofona (Portimao), e professor de Lingua Arabe atraves do Centro de Estudos Luso-Arabes de Silves.

Sobre o livro:
 A história decorre em pleno século XII, iniciando-se no Algarve, então ainda parte integrante do vasto Al-Andaluz islâmico, mais concretamente na antiga cidade de Santa Maria de Harun, hoje Faro. A autora, que viveu oito anos no Algarve, escreveu-a como forma de tributo ao lugar que a acolheu, e foi sua casa, durante um período marcante da sua vida. Mas, de igual forma, escreveu-a como uma história que fala também da vida das mulheres. E, sobretudo, da família. Independentemente do lugar, do século, e até mesmo para além da religião.
Sobre a Autora:
Desde muito cedo que o mundo dos livros e da escrita acompanha  Francisca Prudêncio Rosa, nascida em 1978. No entanto, o seu profundo amor pela natureza fê-la escolher uma formação académica na área das Ciências Naturais e licencia-se em Geologia pela Universidade de Lisboa. Em paralelo, sempre movida pela afeição ao universo das Letras e das Línguas, dedicou-se a aprender o Árabe, primeiro em Lisboa e depois já no Algarve, para onde se mudou em 2006 com uma bolsa de investigação científica. Também desde cedo foi-lhe dada a oportunidade de viajar por vários destinos, uma experiência que contribuiu definitivamente para abrir o seu olhar sobre o mundo e sobre as pessoas. Destas viagens, e aliadas à sua paixão pela escrita, surgem então várias crónicas de viagem publicadas em alguns jornais, bem como em revistas e em ‘sites’ dedicados ao tema.
Mas é ao longo do Mediterrâneo que descobre os lugares mais próximos ao coração e, simultaneamente, vai redescobrindo a ligação antiga, milenar, profundamente enraizada, entre a cultura e as tradições desse grande mar e do seu próprio país. Pelas costas do Algarve, da Andaluzia, do Sul de Itália e da Sicília, da Grécia e da Turquia debruçadas sobre o Mar Egeu, e de Marrocos que, tal como Portugal, tem a sua existência virada ao Atlântico mas uma longa história densamente embrenhada nos caminhos mediterrânicos.
Deste percurso pessoal, nasceu este seu primeiro trabalho de escrita na área da ficção, numa publicação da Chiado Editora.

Sem comentários: