ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

11/07/08

um projecto cultural



Tudo começou com a escrita de um livro: A Lusitânia dos Espiões. Incipiente, reunia os primeiros escritos de José António Rebelo da Silva Barreiros sobre a guerra secreta em Portugal e colónias, entre 1939-1945.

Seguiu-se uma pesquisa histórica. O seu autor não é historiador, mas o História é património de quem puder receber o testemunho do que foi.

Seguiram-se os livros: O Espião Alemão em Goa, Rogério de Menezes - o homem das cartas de Londres.

O autor, José António Barreiros, reuniu esforços com a farense Liliana André Teles Palhinha e assim

nasceu a editora O Mundo em Gavetas. A saga de publicações sobre o tema continuou:

Nathalie Sergueiew - uma agente dupla em Lisboa (17 Maio 2006)

O 13º Passageiro ( 31 Janeiro 2007)

O Homem da Praia dos Coelhos (12 Outubro 2007)

ooFleming - Ensaio sobre a Imortalidade (12 Julho 2008).

Para a sua escrita e para a dos que se seguirão juntou-se um acervo de livros e de documentos, já relevante e que todos os dias aumenta.

Podíamos tê-lo encerrado para benefício privado; queremo-lo público, para benefício da colectividade dos interessados.

Nascerá assim um Espaço de Memória. Nele será exposto mais do que o se relaciona com esses tempos conturbados em que a «neutralidade geométrica» portuguesa tornou Portugal o destino de tanto refugiado, quantos exilados e num ninho de espiões.

Será toda uma época cuja lembrança faz sentido aos que a viveram e mostra aos contemporâneos o mundo de ontem.

Mas a actividade editorial e de divulgação cultural que queremos levar a cabo não se esgota nestas específicas temáticas. Se fosse assim, estaríamos a reduzir o futuro ao que foi o passado.

Para além da organização de exposições sobre outras histórias da História, sobre Literatura, Cinema, Artes plásticas ... estamos a montar uma livraria generalista (onde, naturalmente, aqueles temas mais específicos não serão esquecidos), em crescimento diário e também já aberta ao público. A Literatura é universal mas a nossa gente terá nela lugar de destaque.

Dispondo de um pátio ao ar livre, arborizado, que em breve terá apoio de bar, mais do que um mero local de exibição de exposições e de venda de livros, pretendemos fazer do Espaço de Memória-Pátio de Letras um local de troca de ideias, quer pela escolha das obras à disposição do público, quer pelas actividades de informação, divulgação, tertúlia, debate... que pretendemos levar a cabo.

Um amigo da primeira hora vaticinou que este espaço seria «um caravansaii para os que acreditam que o nosso sol, as nossas praias, os nossos montes, este céu azul, esta luz mágica e marítima, o ar doce que vem da serra com o perfume das laranjeiras e do medronho são compatíveis com um pouco de sombra, com um livro, um disco, um quadro, quiçá um copo».

É esse o nosso sonho.

Sem comentários: