ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

16/07/14

6ª, 25 Julho, 22h: "O Algarve tal Como o Destruímos"




















APRESENTAÇÃO A DECORRER NA FEIRA DO LIVRO DE FARO

Um exercício de cidadania na defesa do património e do ambiente de Faro e do Algarve.
Em 2006, ainda Faro e o Algarve viviam em função de duas dinâmicas, que se prolongavam desde fins dos anos 70 do século passado: o turismo de massas e a construção civil. E, fundamentalmente, ninguém punha em causa estas duas vacas sagradas, designadamente a população em geral e a totalidade dos autarcas.
É, contudo, de ressalvar um reduto de gente que acompanhou o processo, que durou mais de 30 anos, com uma profunda mágoa e impotência em relação àquilo que decorria perante os seus olhos: a destruição sucessiva, sistemática e maciça de um território com uma concentração de características ambientais, culturais e estéticas raras em todo o planeta. O conde de Lippe, notável militar e político alemão que comandou o exército português durante a Guerra Fantástica (1762), depois de conhecer o Algarve, caracterizou expressivamente as suas impressões acerca desta região: «um pedaço de paraíso terrestre!».

Fernando Silva Grade nasceu em Faro em 1955. Licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 1983 e terminou o Curso de Pintura do Ar.Co em 1993.
 Ao longo dos anos tem participado em várias actividades ligadas à defesa do património cultural e do ambiente e à promoção da cidadania.
Em 2011 foi eleito personalidade do ano de Faro pelo grupo cívico “Tertúlia Farense”.
Em 2012, a  revista “XXI Ter Opinião”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, editada por António Barreto e dirigida por José Manuel Fernandes, entendeu sublinhar o empenho de Silva Grade na divulgação, informação e luta pela conservação da identidade cultural da região algarvia, em especial de Faro.
Desde 1988 que expõe de forma regular, individual e colectivamente, em diversas cidades do país e estrangeiro. É artista da Galeria Monumental em Lisboa

Alfredo Leal Franco, que apresentará o livro, é Mestre em Desenvolvimento Comunitário e doutorando em Políticas de Desenvolvimento Sustentável, pela Univ. Nova de Lisboa.

Sem comentários: